A calandragem de chapas de aço é um processo industrial que serve para moldar ou fazer curvas nesse tipo de material. Nos dias atuais, com a evolução do maquinário é possível chegar a peças cilíndricas, quadradas ou até mesmo retangulares.
Aço é uma liga metálica feita da união de componentes como ferro, carbono, silício, cromo e outros elementos. Assim, a chapa de aço possui alta durabilidade, é muito resistente e maleável, o que torna o trabalho mais fácil.
Em sua composição, o aço pode ter variações da porcentagem dos componentes da liga. Portanto, os principais tipos são o aço inox, carbono e galvanizado.
Ele é maleável, resultado da união do ferro, níquel e cromo, além disso, tem uma grande resistência à corrosão. Dessa forma, tem uso na produção de itens como:
Tem adicionado à sua superfície uma camada de zinco para ter mais resistência à corrosão e para durar mais. Então, as chapas desse material são usadas para vários fins, dentre eles:
É uma mistura de carbono e ferro com alta resistência e muito maleável. Essas chapas são muito usadas na área da construção civil, bem como, no setor automotivo, alguns exemplos são:
Muito versátil, a calandragem de chapas de aço pode ser usada em vários projetos, aliás. Como elas são diferentes pela sua composição, pode-se destacar alguns usos a seguir.
Nas indústrias químicas, hospitalares e farmacêuticas utilizam muito as chapas de aço inox pela fácil manutenção e maior duração em:
Da mesma forma pela higiene, maior tempo de duração e conservação, de fato, o material tem uso comum em itens como:
Faz um grande uso do processo de calandragem de chapas de aço. Assim, transformam esse material em arames, tubos, bobinas, placas e engrenagens.
O aço carbono é muito utilizado por esses profissionais. Isso porque, podem ser convertidos em móveis para decoração e adereços. Desse modo, deixa o lugar com um ar moderno e personalizado.
Esse processo é feito para fazer modificações estruturais, a fim de mudar uma chapa para uma outra forma. Portanto, essa transformação deve ser feita de modo preciso por profissionais qualificados.
A calandra pode ser de perfil, tubo e linhas especiais. Além disso, essas máquinas podem contar com auxílio de perfiladeiras que fazem curvas mais acentuadas. Por exemplo, com forma em U ou I, cantoneiras e tubulações.
Hoje em dia, com a tecnologia avançada, o processo de calandragem de chapas de aço serve para reduzir a mão de obra e todo o ato de fabricação tornando tudo mais ágil e barato. Assim, existem alguns tipos de calandras que se destacam no mercado como:
Realizar esse processo de forma correta é essencial, já que requer muita precisão. Além disso, do contrário, a chapa não será transformada na medida adequada, o que impede o seu uso na aplicação a qual foi destinada.