Usar aço inox 200 para fabricar diversos materiais é uma boa opção, já que ele é resistente, não magnético e tem o aspecto quase igual ao de outras linhas. Desse modo, é essencial saber quais são as suas principais características e indicações de uso.
É um tipo de aço austenítico que está presente em vários itens de cozinha, por exemplo. Assim, ele contém as principais características dos materiais dessa categoria, como a presença de ferro e níquel.
Há alguns anos, ele é uma opção para empresas que querem construir objetos de qualidade e boa duração, mas com um preço menor. Afinal, essa linha é a mais acessível, pois tem menor resistência à corrosão.
A série 300 é a mais conhecida e usada em locais que precisam de um material que resista bem à corrosão, como itens de hospitais, por exemplo. Desse modo, a principal diferença entre ele e o Aço inox 200 é a sua composição química:
Reduzir o percentual de níquel é o que torna esse composto mais acessível no mercado. Mas, o menor nível de cromo afeta a sua vida útil, em especial, para os usos que oferecem risco maior de corrosão.
Escolher esse material para fabricar ou construir diversos objetos sob medida têm as suas vantagens. Assim como outras linhas, a classe 200 pode tornar o processo mais rápido e prático, já que tem:
A série 200 também tem as mesmas características de aspecto visual, como o brilho. Então, muitas vezes ele pode ser confundido, ainda que tenha uma cor um pouco mais escura que os da linha 300, de fato.
Em comparação a série 300, o aço da linha 200 tem melhor desempenho mecânico. Isso se deve ao teor de nitrogênio também presente em sua fórmula. Desse modo, ele se torna mais fácil de:
Todas ações que têm risco de causar danos ao material e afetar o seu caráter não magnético, por exemplo.
Os principais usos da série 200 são os objetos que não vão estar expostos à umidade e a produtos com cloro, pois isso afeta a sua vida útil. Mas, há diversos itens de casa e cozinha em que eles são uma boa opção:
Tanto esse quanto outros aços inoxidáveis podem aparecer no material dessas peças. Assim, as distinções que se podem notar será a cor, mais escura nessa classe, bem como, o maior risco de corrosão a longo prazo.
Não é recomendado para fabricar objetos que serão usados próximos ao mar, já que vai durar muito menos. Além disso, abrange o uso em indústrias de processos, em geral, materiais para hospitais e tanques químicos também são pouco adequados.
Quando comparado a linha 300, a diferença de resistência à corrosão é pequena. Desse modo, optar pelo aço inox 200 para a sua empresa é interessante para itens que não vão ficar expostos a produtos químicos abrasivos ou não terão estampas tão detalhadas.