Descubra mais sobre o tubo de aço Schedule e conheça todos os seus detalhes técnicos. Além disso, fique por dentro de suas vantagens e o do motivo de esse ser um produto muito versátil.
O significado da palavra Schedule vem da espessura da parede do tubo, sendo essa uma das características que o torna diferente de outros tubos.
Este é um produto que conduz diversos fluidos, sendo que o faz de uma forma eficiente. Nesse sentido, possui diversos benefícios, como boa resistência, estabilidade e durabilidade.
Também é utilizado na condição de fluidos sob pressão ou altas temperaturas, em aplicações mecânicas e usinagens em geral.
Ele é um material encontrado facilmente na indústria, por sua capacidade de manter qualquer material em seu interior, nas condições ideais de temperatura.
Este é o tubo certo para utilização em projetos de obras civis e industriais. Dessa forma, confira abaixo em quais áreas da indústria ele pode ser encontrado:
De todos esses setores, o que mais utiliza o tubo de aço Schedule é a indústria química, já que precisa com frequência manipular produtos com condições específicas de pressão e temperatura.
Esses produtos devem obedecer à norma NBR-5590, já que são estruturas de aço feitas para condução de fluidos que exigem padrões específicos de pressão, temperatura ou características corrosivas.
Também são aplicados com a finalidade mecânica e de usinagem em geral. São ideais para a condução de materiais sólidos granulados, materiais líquidos ou pastosos, e ainda para vapores e gases.
Há duas opções de tubos de aço schedule. Podem ser feitos de aço inoxidável ou aço carbono, sendo que ambos podem ser com ou sem costura.
Para se produzir um tubo de aço com costura, é preciso juntar as pontas de uma chapa, formando assim um cilindro. Em seguida, o ponto de contato entre as duas laterais é soldado, criando um tubo costurado.
Já os tubos sem costura, dependem de cilindros aquecidos e ocos, para que possam ser perfurados posteriormente.
Encontra-se o tubo de aço Schedule nas medidas de 10, 20, 30, STD, 40, 60, 80, 100, 120, 140, 160, XS e XXS.
Em regra, essas diferenças equivalem à espessura da lateral dos tubos, influenciando na resistência do produto com o decorrer do tempo. A medida mais comum no mercado é a 40, muito usada na construção mecânica e em usinas de açúcar e álcool.
Esse produto possui uma série de benefícios. Então, antes de adquiri-lo, fique por dentro de cada um deles. Veja a seguir:
Por possuir esses benefícios, esse produto tem serventia para inúmeros projetos, sejam eles obras civis ou industriais. Isso porque conseguem atender uma série de necessidades para realizar aplicações com segurança.
Outro benefício deste item está no fato de manter qualquer material que passe por sua estrutura com as condições adequadas de temperatura.
Além disso, encontra-se esse produto em várias espessuras, sendo ele de fácil adaptação. Por fim, é um objeto que confere total segurança ao seu projeto.