Fique por dentro de tudo sobre o perfil de aço inox. Desde os seus usos no início da construção civil até o acabamento. Nesse sentido, confira ainda todas as vantagens desse material.
Trata-se de um pedaço de aço que é considerado uma das soluções mais inteligentes na construção civil. Nesse sentido, ele não sofre corrosão ou oxidação e usa-se o mesmo em obras domésticas ou até mesmo industriais.
As características deste produto podem ser personalizadas de acordo com a vontade do cliente, ou seja, é um material que se adapta em qualquer situação.
O perfil inox em geral é composto por uma combinação de níquel e cromo, criando um material inoxidável que dura muito tempo. Assim, a sua maior vantagem é que não sofre alterações estruturais nem por causa do tempo e nem em contato com outros produtos.
Um dos materiais perfeitos para a construção civil é o aço, uma vez que é extremamente leve. Existem alguns tipos diferentes, sendo que cada um possui uma função.
Este é um dos mais comuns e utilizados na construção civil. É um modelo composto por três chapas ligadas em formato de U. Por ser a variedade mais comum, usa-se o material em grandes construções industriais como em projetos domésticos.
Trata-se de uma variação do perfil anterior, mas a diferença é que este tipo possui dobras internas na parte que fica aberta. É um modelo mais resistente, o que o torna ideal para construções comerciais.
Outra opção de perfil de aço inox é a cantoneira. Seu formato é em forma da letra L, e uma viga que possui duas chapas perpendiculares entre si. Ela não funciona como sustento principal, servindo apenas como apoio para outras vigas.
O aço inox é, portanto, uma das matérias-primas mais utilizadas no mundo, desde a construção civil até o uso doméstico. Nesse sentido, pela sua diversidade, possui algumas vantagens.
Veja a seguir:
É por esse motivo que esse material é encontrado em fachadas, coberturas, janelas, portas, revestimento, entre outros. Por ser um item tão versátil, o seu custo caiu ao longo dos anos devido à sua alta procura.
Outro benefício desse material é que ele é considerado o material mais reciclável do mundo, podendo, então, chegar a 100% de aproveitamento total.
Além disso, uma vez que a sucata do aço passa pela reciclagem, é possível fazer sua utilização várias vezes, garantindo que ele seja transformado em novo ato sem perder sua qualidade.
São quatro as etapas de fabricação desse material. Primeiro, é preparar o minério de ferro. A segunda é a redução, ou seja, momento em que as matérias-primas vão para o forno.
Neste momento o ferro já foi fundido e logo depois, acontece o refino. Por fim, o aço que está se solidificando passa pelo processo de laminação, transformando-o em um produto siderúrgico.
Esse é um produto versátil e bem resistente. Então, você só precisa garantir um bom distribuidor de modo a aplicar o material de forma eficiente e sem problemas.